GRIPE DO HOMEM

CREDITS: IFLScience
CREDITS: IFLScience

Mesmo a tempo da época das gripes foi divulgado um estudo, na edição de natal do British Medical Journal, que revela a ciência por detrás de um assunto que ao longo do tempo tem deixado homens sem forças e que tem enfurecido as mulheres.
Sera que os homens sofrem mais com os sintomas de gripe do que as mulheres?
O Oxford Dictionary tem até uma definição para o termo “man flu” ou gripe do homem e um médico canadiano de St Johns, Dr. Kyle Sue, levou este tema a peito e fez uma pesquisa. Segundo ele, embora limitadas, há evidencias de que de facto a gripe do homem é um assunto sério. O médico canadiano diz que os estudos apontam para homens com sistemas imunológicos mais fracos do que as mulheres. “A testosterona é uma hormona que atua como imunossupressor. Considerando que o estrogénio funciona na direção oposta, estimula o sistema imunológico. Então, homens com maior testosterona acabam por ser mais suscetíveis a doencas respiratórias virais e tendem a piorar”.
Outras descobertas relativamente a este assunto, revelam que os homens têm maior probabilidade internamento hospitalar e maiores taxas de óbitos associados à gripe em relação às mulheres. No entanto, as mulheres são mais sensíveis à vacinação do que os homens.