GOVERNO PRIORIZA DEPORTAÇÃO DE IMIGRANTES ILEGAIS

FOTO: News 95.7
FOTO: News 95.7

O Canadá está a dar prioridade à deportação de requerentes de asilo que atravessaram ilegalmente a fronteira dos Estados Unidos, segundo as estatísticas das agências federais. A medida chega numa altura em que o governo liberal tenta resolver a questão dos deportados, antes do ano eleitoral. Os dados da Agência de Serviços de Fronteiras do Canadá mostram que o número de pessoas deportadas depois dos pedidos de refugiados terem sido rejeitados, estava a caminho de cair 25% este ano em comparação com 2017, atingindo o ponto mais baixo da última década, apesar do número daqueles que cruzaram a fronteira estar a caminho do triplo.

Desde janeiro de 2017 mais de 36 mil pessoas entraram no Canadá vindas dos Estados Unidos para registar pedidos de refúgio. A maioria vem devido à política de repressão à imigração ilegal do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, o que terá provocado constrangimentos no sistema de asilo canadiano. Face a este cenário, o governo atribuiu mais dinheiro ao órgão independente responsável pelas reivindicações dos refugiados e nomeou um ministro responsável pelas pessoas que passam a fronteira.

O governo de Ontário divulgou uma pesquisa conduzida pelo governo federal, onde apenas 35% dos entrevistados concorda que o governo está a tomar as medidas apropriadas para quem atravessa a fronteira do Canadá de forma ilegal, enquanto 18% acredita que o número de pessoas que pede asilo está num número aceitável.