FITCH MELHORA ‘RATING’ DO BCP PARA ‘BB’ E PERSPETIVA ESTÁVEL

LusaRedação, 06 dez (Lusa) — A agência Fitch melhorou o rating do BCP de longo prazo de BB- para BB, com um ‘outlook’ (perspetiva) estável, segundo um comunicado do banco à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

“O Viability Rating foi também melhorado de bb- para bb, refletindo os ‘fundamentals’ mais fortes do BCP, resultado em particular da melhoria da rendibilidade operacional e do progresso significativo na redução do stock de ativos problemáticos”, lê-se na mesma nota.

Foram várias as alterações de rating à banca portuguesa comunicadas nos últimos dias.

A Moody’s manteve as notações que tinha dado às instituições portuguesas, mas com um alerta devido à “implementação de um novo enquadramento legal” que dá preferência aos depositantes sobre os investidores em caso de resolução.

Para a agência de ‘rating’, caso as alterações à lei sejam aprovadas, a futura insolvência de bancos poderá ser mais aparatosa e isso resultar em “‘ratings’ mais baixos para a dívida portuguesa sénior não garantida e por isso a Moody’s mudou o ‘outlook’ para negativo nestes instrumentos, em muitos casos”.

No caso do BCP, a Moody’s reafirmou os ‘ratings’ para os mesmos instrumentos em Ba3, com um ‘outlook’ que se mantém positivo, no caso dos depósitos. Para a dívida, a avaliação mudou de positiva para ’em desenvolvimento’.

Também o Santander deu conta de alterações nos ‘ratings’. A Fitch manteve o ‘rating’ da dívida de longo prazo em BBB+ e melhorou o ‘rating’ de viabilidade de bb+ para bbb-. Já a DBRS reafirmou os ‘ratings’ de longo prazo do Santander Totta em ‘A’.

ALYN (ICO) // JNM

Lusa/Fim