FESTIVAL DE CURTAS-METRAGENS COM REPRESENTAÇÃO DE NOVE PAÍSES LUSÓFONOS

Imagem: CMC
Imagem: CMC

O Dia da Língua Portuguesa e das Culturas na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) comemorou-se a 5 de maio. Uma semana depois, a data foi celebrada no Canadá, na Universidade de Toronto, com um festival de curtas-metragens com nove filmes representativos de diferentes países de expressão portuguesa.

Os presentes tiveram a oportunidade de apreciar o trabalho de cinéfilos de Guiné-Bissau, Cabo-Verde, São Tomé e Príncipe, Angola, Timor Leste, Moçambique, Guiné-Equatorial, Brasil e claro Portugal.

As curtas, umas mais longas que outras, apresentaram temas diversos e levaram a um debate com representantes de diferentes países da CPLP.

A encerrar o evento, foram atribuídos prémios de mérito académico para o ano letivo que terminou

Nove filmes de nove países que língua portuguesa foram apresentados no último sábado na universidade de Toronto. O festival de curtas também teve entrega de prémios.

Marisol Ribeiro, representante do banco português Caixa Geral de Depósitos entregou a premiação “Pedro da Silva” (em homenagem ao primeiro carteiro português no Canadá).

Os prémios da Academia do Bacalhau de Toronto foram atribuídos pelo presidente da organização, Roy Gomes.

Foi ainda atribuído o prémio “Learning Portuguese in Lisbon”, uma oportunidade de aprender a língua de Camões em Portugal, patrocinado pela escola de línguas CIAL e pela companhia aérea TAP Portugal.

O evento foi organizado pelo Arte Institute, em parceria com Consulado Geral de Portugal em Toronto e o Instituto Camões.