FATURA DA LIMPEZA DE TEMPESTADE DE GELO ESTIMADA EM $106M

Luzes iluminam uma árvore caída em Brampton - 22 de dezembro de 2013. Cortesia da família McCann
Luzes iluminam uma árvore caída em Brampton - 22 de dezembro de 2013. Cortesia da família McCann
Luzes iluminam uma árvore caída em Brampton - 22 de dezembro de 2013. Cortesia da família McCann
Luzes iluminam uma árvore caída em Brampton – 22 de dezembro de 2013. Cortesia da família McCann

A fatura da tempestade de gelo que paralisou Toronto e deixou 300 mil clientes sem energia elétrica, deverá rondar os $106 milhões. Os responsáveis dizem que a cidade não pode pagar por si só, implicando que tenha de pedir ajuda junto da província.
O preço de $106 milhões é mais do que a estimativa anterior de $75 milhões, para limpeza e recuperação dos estragos causados pela tempestade de gelo em Toronto. O administrador municipal está a pedir que o Conselho (Municipal) exorta a província a declarar a cidade uma zona de calamidade pública, de modo a se qualificar para o programa de assistência Ontario Disaster Relief Assistance Program (ODRAP).
Incluindo o custo das inundações sem precedentes, do último verão, o projeto de limpeza para a cidade é mais de $170 milhões.
Se o ODRAP não estiver disponível para Toronto, Pennachetti recomenda que o Conselho peça aos governos provincial e federal para estabelecer novos programas, para ajudar a reabilitar a infraestrutura da cidade.
Os vereadores vão discutir o assunto, numa reunião especial do Conselho, na sexta-feira de manhã.
A tempestade de gelo sem precedentes causou estragos em várias partes da província, incluindo Mississauga e Brampton, que estimam que os custos de limpeza e de recuperação sejam de $25 milhões e $51 milhões, respetivamente.
A presidente de Mississauga, Hazel McCallion, disse que quer que todos os municípios afetados procurem, em conjunto, ajuda financeira junto da província.
O Ministério dos Assuntos Municipais informou que não pode decidir se as comunidades são elegíveis para o ODRAP, até que um pedido formal seja feito.