FAMÍLIAS TÁVORA E MACEDO DESTACADAS POR JUSTIN TRUDEAU

Durante a visita de António Costa ao Canadá, primeiro-ministro marcou presença no Seminário de empresários portugueses e canadianos, em Toronto, que teve lugar na sexta-feira 4 de maio.

Na cerimónia de encerramento desse evento, esteve igualmente presente o primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau que na sua palestra falou dos importantes valores defendidos pela comunidade luso-canadiana, salientando o percurso empreendedor de duas famílias bem conhecidas: Os Macedo e os Távora.

Paulo Távora esteve presente no evento e aceitou o convite do CMC para falar deste momento único e surpreendente, uma vez que não estava ocorrente de nada.

“Quem recebeu o convite foi o meu irmão, ele sabia quo o primeiro-ministro Justin Trudeau ia mencionar a nossa família e a empresa, num reconhecimento do grande trabalho que têm feito ao longo destes anos todos. O meu irmão tinha essa informação, eu é que não”.

Tendo apenas conhecimento do convite para assistir ao seminário, Paulo Távora ficou surpreendido com as palavras de Justin Trudeau, que falou do percurso dos seus pais à chegada ao Canadá e também do crescimento e expansão dos supermercados Távora, agora dirigidos pelos filhos.

“Foi uma experiência inexplicável, ver estas pessoas que participam no controlo do mundo, representantes destes grandes países [Portugal e Canadá]. Estar a ver ao vivo quem estamos mais habituados a ver na televisão, e estar ali tão próximo foi bastante diferente”, reconheceu Paulo Távora

A deputada federal Julie Dzerowicz foi a promotora da distinção, de cinco famílias de empresários portugueses, Justin Trudeau optou pelo Macedo Winery e a Távora Foods.

“Fiquei muito contente com a seleção que o primeiro-ministro fez”, confessou Páulo Távora.

“Acho que falou muito bem, é a pura da verdade, os meus pais vieram para cá, não sabiam falar a língua e encontraram muitas dificuldades, e como o primeiro-ministro Justin Trudeau mencionou, através de muito esforço, conseguiram pouco a pouco criar o que têm criado”, explicou o filho.

A família Távora é um exemplo de uma segunda geração que tenta manter vivo Portugal no Canadá. “Eu e o meu irmão não estamos a dar continuidade só desde agora, acho que desde pequenitos sempre estivemos ao lado dos nossos pais”, referiu Paulo Távora.

Durante a visita de António Costa, o acordo CETA (Comprehensive Economic and Trade Agreement entre o Canadá e a Europa) esteve em destaque, Paulo Távora deposita algumas esperanças neste convénio, “seria fantástico se aumentassem as cotas de queijo, nós não podemos ter queijo suficiente de Portugal”.

“Foi surpreendente para mim, porque eu não sabia antes de fazer parte deste evento o quanto Portugal tem andado a desenvolver nestes últimos anos”, confessou Paulo Távora.

“Acho que em parte tem a ver com a forma como os empresários portugueses estão a gerir os seus negócios”, salientou o empresário. “Portugal mais do que nunca está a aperfeiçoar-se em todos os aspetos e o mundo está a aperceber-se disso, os produtos que saem de Portugal são de uma qualidade do melhor”, frisou o luso-canadiano.