ESTUDO DA STATSCAN REFERE QUE MENOS CANADIANOS FUMAM TABACO

Foto de arquivo. THE CANADIAN PRESS/AP Photo/Alan Diaz
Foto de arquivo. THE CANADIAN PRESS/AP Photo/Alan Diaz
Foto de arquivo. THE CANADIAN PRESS/AP Photo/Alan Diaz

O número de canadianos que fumam tabaco parece estar a diminuir, de acordo com uma pesquisa nacional.
A Canadian Community Health Survey, divulgada na quarta-feira, descobriu que 17,7% dos canadianos com 12 anos ou mais velhos – ou cerca de 5,3 milhões de pessoas – fumaram diariamente ou ocasionalmente em 2015, um pouco menos do que 18,1% no ano anterior.
A pesquisa da Estatísticas Canadá mostrou que a proporção de pessoas que fumavam diariamente ou ocasionalmente era maior entre os homens (20,4 por cento), em comparação com 15 por cento das mulheres.
As taxas de fumadores têm vindo a cair no Canadá. Em 2000-01, 26 por cento dos inquiridos que responderam ao Canadian Community Health Survey (CCHS), relataram usar o tabaco.
Fumar é um fator de risco conhecido para o cancro do pulmão, doenças cardíacas, acidente vascular cerebral, doenças respiratórias crónicas e outras condições de saúde.
Em 2015, 12,6% da população de 12 anos e acima dessa idade – cerca de 3,8 milhões de pessoas – relataram fumar diariamente, contra 13,5% no ano anterior.
Os homens, entre 20 e 34 anos, constituíam a maior proporção de utilizadores de tabaco, com mais de um em cada quatro a admitir que fumava.
O consumo de tabaco foi menos comum entre os jovens de 12 a 17 anos, com cerca de 4% de fumadores em 2015, seguidos pelos adultos de 65 anos ou mais velhos, quase 10%.
Em 2015, quase 58% dos canadianos, entre 20 e 24 anos de idade, nunca haviam fumado. Nessa faixa etária, a proporção dos que nunca haviam consumido tabaco foi maior para as mulheres do que para os homens, com 65% contra 53%.
Entre as províncias, a Colúmbia Britânica teve a menor proporção de fumadores (cerca de 14 por cento), enquanto que a Terra Nova e Labrador teve a maior taxa de uso de tabaco (cerca de 24 por cento).
Não estavam disponíveis dados sobre a taxa de fumadores da CCHS para os três territórios do Norte em 2015, mas a pesquisa de 2014 mostrou que 26% dos residentes do Yukon, 33% dos habitantes dos Territórios do Noroeste e 62 por cento dos que vivem em Nunavut deram a saber que fumavam.

Fonte: Canadian Press