DUAS UNIVERSIDADES CANADIANAS PASSAM A EXIGIR ESTUDOS INDÍGENAS

UniversidadeA partir do próximo outono, cada estudante de graduação na Universidade de Winnipeg e Universidade Lakehead em Thunder Bay, Ontário, será obrigado a fazer um curso de estudos indígenas.
É um plano que os administradores da universidade esperam venha a permitir que cada aluno possa aprender o básico das tradições, história e problemas dos tempos modernos das Primeiras Nações, Metis e povo Inuit.
Wab Kinew, o vice-presidente associado de Assuntos Indígenas da Universidade de Winnipeg, diz que foram os alunos que iniciaram o novo requisito. Houve alguns incidentes de racismo no campus e a associação de estudantes reuniu-se com o conselho estudantil indígena para debater soluções.
Houve um largo número de reações positivas à mudança anunciada, disse ele, especialmente porque acontece tão pouco tempo após a divulgação do relatório da Comissão de Verdade e Reconciliação.
Desde que a Universidade de Manitoba anunciou a nova exigência, os administradores de outras universidades têm contactado os líderes da Universidade de Manitoba para perceber como eles podem implementar um mandato semelhante.
Kinew diz esperar que a ideia se espalhe ainda mais, de modo a que todos os professores, advogados, médicos e trabalhadores do setor público sejam encorajados a também aprender o básico da história indígena e questões contemporâneas.
Fonte: CTV News