DOUG FORD É O NOVO PREMIER DE ONTÁRIO EM GOVERNO MAIORITÁRIO

Imagem: CMC
Imagem: CMC

Liderados por Doug Ford, os Conservadores Progressistas de Ontário (PC) asseguraram um governo maioritário, pondo fim a quase 15 anos de poder Liberal na província.

Impulsionados por Ford o PC realizou uma campanha populista com grandes compromissos, mas sem detalhes financeiros, prometendo um corte nos impostos para a classe média e corporações e uma redução drástica no preço da eletricidade e da gasolina.

“Meus amigos, esta vitória pertence-vos. Esta vitória pertence ao povo. E hoje à noite, o povo de Ontário falou”, disse Ford no discurso de vitória para os seus apoiantes, num evento em Toronto.

“Eu prometi ter um governo maioritário estável e forte e juntos fizemos isso. Juntos, fizemos história. Retomamos Ontário, entregamos um governo que é para o povo”.

Ford ganhou o seu lugar em Etobicoke North, o coração simbólico da “Ford Nation”, o termo genérico para os inabaláveis apoiaantes do falecido ex-presidente de Toronto Rob Ford, irmão de Doug Ford.

No seu discurso de vitória, Ford emocionou-se ao agradecer ao seu irmão. “Eu sei que meu irmão Rob está a olhar-me do céu”, disse.

Como era esperado, a líder do NDP, Andrea Horwath, ocupou o lugar em Hamilton Center, onde atuou como MPP desde 2004. “Eu não poderia estar mais orgulhosa por termos oferecido uma visão positiva: mudança para melhor. Os novos democratas rejeitaram a política do medo e do cinismo, e colocam esperança e visão para um futuro melhor no centro da nossa campanha”, disse Horwath, em Hamilton.

Embora o aumento no apoio do NDP sugerido pelas pesquisas antes do dia das eleições não tenha se materializado, os resultados representaram uma reviravolta marcante para um partido que se encontra consistentemente em terceiro lugar desde que o governo de Bob Rae foi derrotado em 1995.

A Premier Kathleen Wynne anunciou que renunciará ao seu posto como líder do Partido Liberal de forma eficaz imediatamente.

Luso-canadianos derrotados

Charles de Sousa e Cristina Martins, ambos candidatos luso-canadianos liberais à reelição nas eleições provinciais de 7 de junho, perderam o acento no Queen’s Park.

A candidata por Davenport teve uma derrota avassaladora para a NDP, Merit Stiles.

Em Mississauga-Lakeshore, Charles de Sousa perdeu com pouca diferença para o PC, Rudy Cuzzetto.