DOTAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR AUMENTOU 10% NESTA LEGISLATURA

LusaCovilhã, Castelo Branco, 14 dez (Lusa) – O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior garantiu hoje que, desde 2015, a dotação do ensino superior aumentou 10% e que esta é uma legislatura marcada pelo aumento do investimento.

“Desde 2015, aumentámos em 10% a dotação de todo o ensino superior, aumentámos em 4% o número de estudantes e, por outro lado, o orçamento da ciência aumentou em 29%, passou de 490 para 610 milhões, em 2019”, afirmou.

O governante falava na Covilhã, distrito de Castelo Branco, à margem, da cerimónia comemorativa dos 20 anos da criação Faculdade de Ciências da Saúde na Universidade da Beira Interior (UBI).

Questionado sobre as reivindicações para que haja um aumento do financiamento da UBI, que se queixa de ser a universidade mais subfinanciada do país e de receber um valor inferior ao que é necessário para os salários, Manuel Heitor escusou-se a falar do caso concreto, mas salientou que tem havido um crescimento do investimento nas três áreas essenciais do ensino superior.

Além da dotação financeira, do aumento dos alunos e do orçamento para a ciência, o governante também destacou o aumento da ação social escolar, frisando que se passou de cerca de 64 mil bolseiros para 80 mil.

“Portanto, é uma Legislatura que vai ficar certamente marcada pelo aumento sistemático do investimento”, acrescentou.

Manuel Heitor desvalorizou ainda as críticas feitas por reitores e presidentes dos politécnicos no âmbito da discussão do Orçamento do Estado para 2019 e explicou que tem reunido “sistematicamente” com estes responsáveis e que se está a “evoluir no caminho certo” e reiterou que é preciso ter em conta o “rigor das contas públicas”.

CYC // JMR

Lusa/Fim