DOMINGO É DIA DE IR ÀS URNAS

Correio da Manhã Canadá

É já no próximo domingo, 26 de maio, que os portugueses (a residir no país e não só) podem expressar a sua opinião sobre quem lhes deverá dar voz no Parlamento Europeu. Os partidos já saíram à estrada em campanha. Na disputa estão 21 assentos para eurodeputados, que durante os próximos cinco anos representam os interesses dos portugueses no parlamento europeu.

Para os que residem no Canadá, bem longe da Europa, o direito de voto é o mesmo, desde que tenham mais de 18 anos e cartão de cidadão. No Canadá o voto presencial é feito nas instalações do Consulado-Geral em Toronto (438 University Avenue, suite 1400) e na cidade de Winnipeg, Manitoba, nas instalações do Consulado Honorário (167 Lombard Avenue, suite 908) nos dias 25 de maio, das 8 às 19 horas, e 26 de maio, das 8 às 15 horas.
Para exercer o seu direito de voto, basta apresentar-se ao presidente da mesa de voto com o Cartão de Cidadão ou o Bilhete de Identidade. Irá então receber o boletim de voto e poderá optar pelo partido da sua preferência.

É certo que a distância e o facto de não morarmos dentro do território europeu, muitas vezes nos leva a pensar que estas eleições não nos dizem respeito. Mas é certo que os que se sentam no Parlamento Europeu podem, ou não ajudar as comunidades a residir no estrangeiro, como a canadiana. Veja-se o exemplo do Acordo comercial União Europeia-Canadá, mais conhecido CETA, que foi aprovado pelo Parlamento Europeu. Mas a democracia é mesmo isso: ter o direito de ir votar, ou não!