DELTA CAFÉS ENTRA EM FORÇA NO CANADÁ

João Manuel Nabeiro
João Manuel Nabeiro, administrador do grupo DELTA

Em entrevista ao CMC, João Manuel Nabeiro, administrador da Delta Cafés, revela a ambição da marca em expandir-se pelo mundo e, nomeadamente, no mercado do Canadá.

É uma marca portuguesa que quer ir o mais longe possível. Já está no mundo e no nosso caso em particular o aroma a café Delta já se aprecia há muito nos lares do Canadá. Recentemente, o administrador João Manuel Nabeiro revelou a nova imagem do grupo e cuja assinatura passou a ser “o café da sua vida”.
A Delta cafés é uma marca com mais de 50 anos de história e que continua a garantir o seu desenvolvimento e expansão através da inovação e do segredo de uma rede comercial que toca em todos os portugueses.
A Delta é líder em Portugal.

CMC: O crescimento da DELTA passa pelo aumento das exportações. Neste momento já estão em 35 países. Quais os principais mercados?
R: De facto, estamos em 35 países, quer seja através de operações próprias, quer através de distribuidores. Obviamente, os mercados onde estamos directamente acabam por ser os principais, pois quer a dimensão do negócio que já temos, quer o potencial futuro dos mesmos, justificou a criação de uma estrutura local.
Actualmente, temos operações directas em 5 países, para além de Portugal. Na Europa, estamos também em Espanha, França e Luxemburgo.
Em África, estamos em Angola, onde temos a única unidade fabril fora de Portugal.
Na América do Sul, estamos presentes no Brasil, através de 2 operações, uma em São Paulo e outra em Vitória do Espírito Santo.

CMC: Para onde podem crescer mais?
R: Acreditamos que podemos crescer mais não só nos países onde estamos directamente, mas também naqueles onde temos parceiros sólidos que acreditam no potencial das nossas marcas e dos nossos produtos e, que estão dispostos a investir conjuntamente connosco no desenvolvimento do negócio.

CMC: A DELTA Q acaba de chegar ao Canadá. A vossa ambição é colocar uma máquina em cada lar português. Sabe que no Canadá há mais de 100 mil desses lares?
R: A nossa ambição passa não só por colocar máquinas Delta Q nos lares portugueses do Canadá, mas também por entrar nos restantes lares “canadianos”, e passar a ser uma marca conhecida no país, independentemente da origem familiar de cada potencial consumidor.
Obviamente, sabemos que o arranque será mais fácil e mais rápido através desses 100.000 lares portugueses, quer seja pela notoriedade da marca, quer seja porque aí já encontraremos inúmeros
consumidores dos nossos produtos que procuram um café expresso perfeito.
Além de que, nesses lares, certamente, já nos conhecem e sabem a qualidade e a dedicação que colocamos em tudo aquilo que fazemos.

CMC: A DELTA Q é um produto português?
R: Delta Q é sem qualquer dúvida um produto português. O café é torrado na nossa unidade fabril de Campo
Maior, onde são feitos os blends e são enchidas todas as cápsulas Delta Q. Adicionalmente, todo o processo
de pesquisa e desenvolvimento das máquinas também é feito em Portugal, através da nossa divisão de I&D.
Desta forma, podemos dizer que Delta Q é uma marca portuguesa desde a concepção até à chávena.

CMC: A DELTA já é uma marca global. Conseguem tratar da mesma maneira todos os mercados?
R: Sem dúvida, a nossa presença em tantos países, e tão espalhados pelo mundo, demonstra que somos uma marca com consumidores à escala global. Naturalmente, não podemos, e não queremos, tratar todos os mercados da mesma forma. Basta ver que a nossa estratégica de expansão passa por modelos de abordagem diferentes, tais como, operações directas, distribuidores e importadores, consoante o mercado que estejamos a falar.
No entanto, existe uma área onde conseguimos e queremos continuar a tratar todos os mercados da mesma forma, e que é, a qualidade dos nossos produtos. Aí não fazemos qualquer distinção, pois queremos proporcionar a mesma experiência aos nossos consumidores independentemente de eles se encontrarem em Portugal, no Brasil ou no Canadá.

CMC: Da verdade do café passaram ao café da sua vida. Uma alteração na assinatura que foi feliz…
R: A assinatura é uma afirmação importante que está intrinsecamente ligada com a imagem da marca.
No momento em que a marca parte para um rebranding é natural que a assinatura acompanhe também esta mudança visual. Acreditamos que a nova assinatura escolhida – O café da sua vida – representa na perfeição a ligação histórica e constante da Delta com os seus clientes. Representa a longevidade da marca recordando o passado, vivendo o presente e projectando o futuro.
A marca Delta é algo insubstituível que os consumidores não querem abdicar. E é precisamente essa eternidade de que a nova assinatura de marca quer representar.
Por outro lado, tem o peso emocional necessário para apoiar os nossos produtos nos mercados internacionais que são, a médio prazo, uma das apostas de crescimento do grupo.