DEBATE DE LÍDERES PODERÁ SER FATOR DECISIVO PARA MUITOS ELEITORES DO ONTÁRIO

ontarioleadersPode estar muita coisa em jogo quando os líderes provinciais do Ontário se enfrentarem no primeiro debate eleitoral, nesta terça-feira à noite, de acordo com uma sondagem divulgada na segunda-feira.
A sondagem da Ipsos Reid, encomendada pela CP24 e CTV News, sugere que 38 por cento dos eleitores do Ontário tomarão uma decisão em quem votar depois do debate acontecer.
Embora 62 por cento dos 868 entrevistados do Ontário digam que já tinham tomado uma decisão sobre em quem votar, antes da eleição ter sido oficialmente marcada, apenas 41 por cento refere que o seu voto é definitivo, enquanto que 21 por cento espera ainda ser seduzido.
Há cerca de 13 por cento dos eleitores que estão à espera de clarificar a sua mente, logo após o debate de líderes, e 11 por cento admitem que provavelmente não vão decidir até que estejam na cabine de voto, no dia da eleição provincial.
Quase metade (47 por cento) das mulheres entrevistadas afirmam que é possível que venham a mudar o seu voto entre o debate de líderes e o dia da eleição, em comparação com apenas 29 por cento dos homens que dizem que o seu voto pode mudar.
Entre os apoiantes do NDP e dos liberais, (29 por cento e 27 por cento,
respetivamente) afirmaram que a sua decisão final poderá ocorrer em algum momento entre o debate de líderes e o dia da eleição, em comparação com 22 por cento dos simpatizantes do PC.
Entre os apoiantes do PC, 61 por cento garantem que não estão propensos a mudar o seu voto, enquanto que apenas 41 por cento dos eleitores liberais e 41 por cento dos eleitores do NDP revelam estar firmes na escolha do seu partido.
Esta sondagem foi realizada entre 26 e 29 de maio de 2014 e tem uma margem de erro de 3,8 pontos percentuais.