CRÍTICO DE PUTIN RECEBE VISTO DA SUÍÇA

Mikhail KhodorkovskyA Suíça concedeu um visto de residência de um ano a Mikhail Khodorkovsky, ex-magnata russo do petróleo e crítico do presidente da Rússia, Vladimir Putin e pode ser renovado.
Khodorkovsky tem 50 anos e está na Suíça desde finais do ano passado, depois de ter sido perdoado e libertado da prisão na Rússia, a 20 de dezembro, foi um político influente com ambições presidenciais, que se opôs abertamente quando Putin entrou no Kremlin, em 2000 e deixou a Rússia imediatamente após a sua libertação súbita, prometendo não voltar até que as autoridades arquivassem os processos antigos contra ele no valor de centenas de milhões de dólares.
O ex-magnata do petróleo esteve preso desde 2003, depois de ter sido acusado de fraude e peculato, o que foi interpretado como um esforço de Putin para o silenciar, chegando a ser considerado o homem mais rico da Rússia, Khodorkovsky tem uma fortuna de mais de 100 milhões de francos suíços, ou seja, cerca de 82 milhões de euros.
Mikhail Khodorkovsky era um político influente com ambições presidenciais, que se opôs abertamente quando Putin entrou no Kremlin, em 2000.
Khodorkovsky deixou a Rússia imediatamente após a sua libertação súbita e prometeu não voltar até que as autoridades arquivassem os processos antigos contra ele no valor de centenas de milhões de dólares, nunca desistiu das suas atividades políticas e, no início deste mês, realizou um comício, criticando a ingerência de Moscovo na Ucrânia.