CONDUÇÃO PERIGOSA

Joint Base Langley-Eustis
Joint Base Langley-Eustis

Uma pesquisa avança que a maioria dos canadianos acredita que a utilização do telemóvel durante a condução está a aumentar. As conclusoes são de um estudo da Canadian Automobile Association.

Apesar do reforço policial e dos esforços de sensibilização, a pesquisa realizada pela caa da conta que 83 por cento dos entrevistados considera que as mensagens de texto durante a condução são um problema maior do que há três anos.

A pesquisa da CAA revela ainda que 96% dos entrevistados defende que os condutores que escrevem e conduzem ao mesmo tempo são uma ameaça à segurança na estrada e que este novo fenómeno é tão perigoso como o excesso de alcool durante a condução.

A CAA alerta também para outras formas de distração associadas ao uso de novas tecnologias durante a condução, tais como enviar e-mails e falar ao telemóvel. Segundo Jeff Walker, da CAA, os estudos indicam que quando escrevemos e conduzimos ao mesmo tempo as probabilidades de sofrermos um acidente aumentam 23%.

No Canadá, a prática desta infração e punida com uma multa que ronda os $500 e em alguns casos da direito à suspensão de carta de condução.

A pesquisa foi realizada em novembro e abrangeu cerca de dois mil canadianos.