Canadá suspende operações na embaixada da Venezuela

Foto: The Photographer
Foto: The Photographer

O Canadá suspendeu as operações na sua embaixada na Venezuela. A decisão vem na sequência dos problemas que a missão diplomática tem vindo a enfrentar em matéria de renovação de vistos.

A decisão foi anunciada este domingo, em nota para a comunicação social. A Ministra dos Negócios Estrangeiros canadiana aponta o dedo a Nicolas Maduro. Chrystia Freeland denuncia a situação dos diplomatas canadianos na Venezuela, que não conseguem renovar os seus vistos. “O regime deu passos para limitar o funcionamento das embaixadas estrangeiras”, acusa a ministra. Por essa razão, não é possível continuar as operações diplomáticas no país.

A par da suspensão da embaixada, Chrystia Freeland anuncia outra medida. O Canada também vai “avaliar a situação” dos diplomatas venezuelanos, que tenham sido nomeados por Maduro para residir no país.

De recordar, que o Canadá é contra o governo de Maduro, integrando o grupo de países que considera que a sua reeleição foi fraudulenta. As autoridades canadianas chegaram até a pedir a renúncia de Maduro, para que o líder da oposição, Juan Guaidó, assuma o poder.