CANADÁ RETOMA NEGOCIAÇÕES COM EUA RELATIVAMENTE AO NAFTA

Foto: Sharp Magazine
Foto: Sharp Magazine

A ministra dos Negócios Estrangeiros, Chrystia Freeland, está de volta a Washington na árdua missão de tentar construir um acordo entre o Canadá e os Estados Unidos e garantir a permanência do país no NAFTA.

As negociações já se arrastam há 14 meses e Donald Trump deixou claro que os legisladores americanos estão a ficar cansados do que eles classificam como “intransigência” canadiana. Especialistas no assunto dizem que por mais que representantes do Congresso queiram que o Canadá faça parte de um acordo comercial de três vias, os americanos não estão dispostos a sacrificar o acordo já firmado com o México.

Em conferência de imprensa Trump chegou a afirmar que “ama” o povo do Canadá, mas que não considera justo que o país continue a cobrar tarifas de 300% sobre os laticínios. Os setores dos laticínios e agricultura voltam a ser o entrave nas negociações.

O primeiro-ministro Justin Trudeau prometeu proteger o sistema de gestão de abastecimento do país para produtos láteos e aves, contra as exigências dos Estados Unidos que querem maior acesso dos seus agricultores a estes mercados canadianos.