CANADÁ PAGA MAIS POR MEDICAMENTOS PRESCRITOS DO QUE A MAIORIA DOS OUTROS PAÍSES RICOS

De acordo com um novo estudo, os canadianos estão a pagar muito mais por medicamentos prescritos de cuidados primários do que as pessoas que vivem na maioria dos outros países ricos com cuidados de saúde universais.

O estudo, que foi publicado no Canadian Medical Association Journal, na segunda-feira, por uma equipa de pesquisadores canadianos e americanos, comparou o volume e o custo diário dos medicamentos prescritos de cuidados primários no Canadá com os de outros nove países ricos: Austrália, Nova Zelândia, Noruega, Suécia, Reino Unido, França, Alemanha, Holanda e Suíça.

Todos esses países, exceto o Canadá, oferecem cobertura universal para receitas médicas para doentes de consulta externa. O custo médio por pessoa da receita médica foi de 122 dólares em 2015. No Canadá, foi de 158 dólares.

Apenas os suíços pagavam mais per capita nas receitas médicas primárias, um valor de 171 dólares.

Os pesquisadores basearam as suas conclusões no estudo dos preços de seis tipos de medicamentos de cuidados primários comummente comprados. Eles também descobriram que os custos de medicamentos podem variar em mais de 600 por cento nesses dez países.

Num comentário relacionado, o médico das urgências, Dr. Joel Lexchin, que também leciona na Universidade de York, em Toronto, argumentou que um plano de saúde universal reduziria os preços dos medicamentos no Canadá e asseguraria que as pessoas tomassem os medicamentos que eles precisam.

Fonte: CTV News