CANADÁ: MULTICULTURAL E (MULTI)CLIMÁTICO

Correio da Manhã Canadá

O Canadá é sobejamente conhecido pela sua diversidade cultural e por respeitar e encorajar os seus imigrantes a manterem vivas as suas raízes e tradições. Às vésperas do mês de Portugal, que é proclamado a nível federal, em Ontário e em várias cidades como Toronto e Brampton, é tempo de tirar a “saudade” empoeirada do baú, adquirir a última camisola do Cristiano Ronaldo, ouvir um ‘faduxo’ da Mariza e praticar a ‘Portuguesa’ para as múltiplas celebrações um pouco por todo o Canadá.

A parada avizinha-se, mantendo-se na Dundas, apesar das múltiplas vozes que todos os anos se levantam a prometer mudanças de morada. Só não se sabe o que o tempo nos espera. A realidade é que fontes oficiais do Canadá indicaram esta semana que além da diversidade cultural, o país também pode esperar fenómenos climáticos extremos durante o verão. Em algumas zonas as temperaturas vão subir drasticamente, com previsões de secas e condicionamento de acesso a água e incêndios de grandes dimensões. Por outro lado, em algumas províncias são esperadas chuvas fortes e cheias, num contraste de extremos, que em nada se compara aos verões amenos de há 40 anos.

Os tempos estão mudados pelo menos nos aspetos climáticos. Já no que toca às tradições portuguesas no Canadá mantemos o ritual de (com sol, chuva ou neve) descer a Dundas com os trajes e o folclore de outrora… Porque para mudanças, já basta o tempo.