BOMBEIROS CANADIANOS PARTICIPAM DE MISSÕES NA AUSTRÁLIA

Foto: Pixabay
Foto: Pixabay

Cerca de 69 canadianos estão a participar, este mês, de missões contra incêndios que devastam grandes extensões de vários estados em Nova Gales do Sul, costa leste da Austrália.

Segundo o Centro Interinstitucional de Incêndios Florestais do Canadá, 21 funcionários altamente treinados de várias agências deixaram o país em 3 de dezembro, para uma missão de 38 dias, depois que o centro recebeu um pedido oficial de assistência. Na última quinta-feira, um segundo grupo de 30 canadianos foi enviado para uma missão de 38 dias na zona de incêndio, e outros 18 irão sair dia 30 deste mês.

Kim Connors, diretor executivo da CIFFC com sede em Winnipeg, disse que o país convocou bombeiros australianos quatro vezes desde 2015, e os acordos são de natureza recíproca, por isso foi a primeira vez que a Austrália precisou de ajuda do Canadá.

O Centro ainda informou que as equipas estão a ajudar em uma variedade de tarefas, incluindo funções de comando, aviação, planeamento, logística e operações.

Altas temperaturas e fortes ventos do sul estão a provocar mais de 100 incêndios em Nova Gales do Sul. Dois bombeiros voluntários foram mortos e dezenas de casas foram perdidas desde quinta-feira, incluindo o incêndio na Montanha Gospers, que abrangeu mais de 460 mil hectares.