BOMBARDIER VAI ELIMINAR 7.500 POSTOS DE TRABALHO, INCLUINDO 2.000 NO CANADÁ

bombardierA Bombardier diz que está a eliminar mais de 7.500 postos de trabalho em todo o mundo ao longo dos próximos dois anos, incluindo cerca de 2.000 em todo o Canadá.

O fabricante com sede em Montreal diz que as reduções, projetadas para poupar cerca de 300 milhões de dólares por ano, fazem parte do seu plano para restaurar a sua rentabilidade em 2020.

Os cortes somam-se a 7.000 posições que a empresa já planeou eliminar até ao final de 2017.

As perdas de emprego serão parcialmente compensadas por mais de 3.700 contratações estratégicas, na medida em que a Bombardier está a avançar para a produção do seu jato comercial CSeries e das novas aeronaves Global 7000, juntamente com a entrega de contratos de transporte ferroviário para clientes como os Transportes Públicos de Toronto e a Metrolinx.

A Bombardier disse que espera registar entre 225 e 275 milhões de dólares em encargos de reestruturação a começar no quarto trimestre.

O fabricante tem sentido dificuldades por causa dos pesados gastos em novas aeronaves, uma desaceleração na procura de jatos executivos e desafios de produção dos seus produtos de transporte ferroviário.

A Bombardier recebeu um investimento de mil milhões de dólares para o CSeries do governo do Québec, vendeu 30 por cento da participação na Bombardier Transportation ao gestor de fundos de pensão do Québec, a Caisse de depot, e solicitou uma injeção de mil milhões de dólares da parte do governo federal.

Fonte: Canadian Press