BLOC QUÉBÉCOIS NA MIRA DA OPOSIÇÃO NO ÚLTIMO DEBATE

Foto: Yves-François Blanchet/Facebook
Foto: Yves-François Blanchet/Facebook

Gatineau, no Québec, foi ontem palco do último debate da campanha eleitoral canadiana. Um encontro mais pacífico do que o de segunda-feira, mas que também deu lugar a farpas. Desta vez, os líderes partidários concentraram os ataques em Yves-François Blanchet, devido à crescente influência do Bloc Québécois.

Foi o segundo debate em língua francesa e o último da campanha eleitoral. Um encontro com menos ataques pessoais do que o anterior. Desta vez, foi o Bloc Québécois que esteve na mira da oposição.

Trudeau, Scheer e Singh voltaram as atenções para Yves-François Blanchet. Em causa, a crescente influência do partido no Québec, em detrimento dos seus opositores.

Scheer acusou Blanchet de hipocrisia devido à ligação ao Coalition Avenir Québec. Já Justin Trudeau garantiu formar um governo liberal preocupado com o ambiente e composto por muitos quebequenses.

Apesar de ter sido mais pacífico do que o de segunda-feira, o debate também deu lugar a farpas entre os demais partidos.

Sheer acusou Trudeau de ser “um mentiroso compulsivo”, aludindo ao caso da SNC-Lavalin. May e Singh criticaram a abordagem do primeiro-ministro no que toca às questões indígenas.

Já Maxime Bernier, do People’s Party of Canada, insistiu na promessa de acabar com o apoio financeiro do governo às empresas.