BENFICA E SPORTING NA DEFESA DO TÍTULO DE CAMPEÕES NACIONAIS DE ATLETISMO

atletismoUma semana após se sagrarem vice-campeãs da Europa, as equipas masculina do Benfica e feminina do Sporting vão a Fátima tentar defender no fim de semana, os títulos nacionais conquistados nos últimos três anos.
As duas equipas partem de novo como favoritas, embora haja mais equilíbrio no setor masculino, no qual uma série de provas se mantêm com desfecho imprevisível e qualquer falha, seja desclassificação ou desistência, poderá ser fatal.
Na época passada, o Benfica ganhou, com sete pontos de vantagem sobre o Sporting, e venceu em 12 dos 21 despiques diretos e este ano é teoricamente favorito com boa margem em nove das 21 provas, bastando-lhe depois ganhar mais duas outras para garantir o triunfo coletivo, isto partindo do princípio de que não terá nenhuma falha grave que implique zero pontos numa prova.
Na competição feminina, o Sporting tem conseguido confortável vantagem: há um ano, ganhou 16 das 21 provas e terminou com 19 pontos de avanço sobre o Benfica, situação que não se alterará muito esta época.
A Juventude Vidigalense, de Leiria, completou os dois pódios tanto em 2012 como em 2013 e é novamente a principal candidata aos terceiros lugares.
Para além destas três equipas, competirão as formações do CA Seia, Campismo de S. João da Madeira, Gira Sol e as formações madeirenses do Jardim da Serra e do Estreito, apenas no setor masculino, e da Sr.ª do Desterro, Estreito, Juventude Operária do Monte Abraão, Jardim da Serra e Donas, apenas no feminino.
A competição, que reunirá as I e II Divisões, realizar-se-á entre as 13:00 e as 20:05 horas de sábado e das 10:30 às 12:30 e das 13:00 às 18:30 de domingo. Quanto ao Nacional da III Divisão, será disputado na pista da Sobreda (Almada).