BEM-VINDO 2019!

Correio da Manhã Canadá

O futuro é uma das palavras mais comuns usada para mensagens de ano novo que transporta uma imensa carga positiva. 2019 tem de ser o regresso ao caminho de um futuro melhor um pouco por todo o mundo. 2018 fica marcado com várias polémicas, desastres e desgovernação. 2019 promete ser o ano de rompimento de consensos e apresentar projetos alternativos para o futuro não apenas do Canadá, de Portugal mas sim dos quatro cantos do mundo.

2019 vai ficar marcado por várias mudanças políticas com as eleições federais no Canadá em outubro que poderão levar Justin Trudeau a ganhar mais um mandato, ou será que a onda azul que atingiu Ontário e mudou a liderança do Queen´s Park das últimas décadas também vai atingir Ottawa? Temos que esperar para saber. Também em Portugal 2019 será um ano de
mudança governativa. Dois anos depois das eleições autárquicas, todos os portugueses espalhados pelo mundo são chamados às urnas para decidir o Governo do país que os viu nascer. As eleições legislativas são a 6 de outubro. Pela terceira vez são ainda chamados os madeirenses para as eleições na Assembleia Regional. Mas antes vai ser a 26 de maio que se vai escolher os 21 representantes portugueses em Bruxelas nas eleições europeias. Na Alemanha e sem Angela Merkel na CDU, a nação pode ter também eleições em 2019 caso a chanceler decida deixar também o seu lugar no governo antes do fim do mandato.

As temperaturas essas vão continuar a subir. Os cientistas estimam que este ano vai ser ainda mais quente que 2018. As alterações climáticas potenciam os desastres naturais cujos impactos nunca foram tão graves, razão pela qual a comunidade internacional deve fazer mais para contrariar esta situação. Estas alterações são a maior ameaça à Humanidade em milhares de anos. A Organização Mundial da Saúde dá um pequeno exemplo: nove em cada dez pessoas no mundo respiram ar contaminado.

No Canadá, deverão ser divulgados estudos sobre o cultivo e biologia da cannabis, legalizada no país em outubro do ano passado, e começará a funcionar o primeiro centro académico dedicado exclusivamente à planta na Universidade de Guelph.

Apesar de já não ter 365 dias do Ano Novo, não se esqueça de “aproveitar a vida” e cuidar do planeta que lhe dá o oxigénio para saborear tudo o que há de bom nesta Terra.

Bom Ano e Feliz 2019!