ATÉ 2019

Correio da Manhã Canadá

Esta vai ser a nossa última edição com direito a Editorial. Informamos os nossos leitores que a próxima edição de terça-feira será a 8 de janeiro. Por isso usamos esta plataforma para nos despedirmos de si e do ano de 2018.

Um ano que ficou marcado por várias ataques à imprensa e ao declínio da veracidade de notícias. O termo “fake news” veio para ficar e não é de surpreender que a Revista “Time”
tenha escolhido Jamal Khashoggi e os jornalistas que foram mortos, presos ou ameaçados, como “pessoa do ano” de 2018. O ano também ficou marcado pelo crescimento da extrema-direita um pouco por tudo o mundo, principalmente na Europa. Jair Bolsonaro no Brasil, foi um dos candidatos que ganhou apesar do seu discurso homofóbico e misógino.

O discurso anti-imigração também está na boca de vários líderes mundiais. Na Europa e no Canadá centros de acolhimento, aumentaram os discursos de ódio contra a população refugiada. Vários revoltaram-se com a descoberta de vários centros de detenção para crianças nos Estados Unidos. Na Europa vão-se criando campos de refugiados onde morre a dignidade humana.

O mundo também foi atingido por vários desastres naturais. Dos incêndios florestais nos Estados Unidos, Portugal ou Grécia, aos furacões, tufões e tsunamis que consigo levaram história e vidas.

O ano pelo Canadá ficou marcado por várias tensões políticas. O Acordo Nafta com os Estados Unidos e México que a algumas horas do prazo final foi acordado e enviado para o Senado Americano ficando com o nome USMCA. Donald Trump, que de diplomacia política não lhe reza a história, não chegou a acordo antes de acusar o Canadá de má fé. Outro país que ficou com relações tremidas com o Canadá foi a Arábia Saudita. Voos de ligação foram cancelados, estudantes sauditas foram proibidos de continuar no país e até hoje o Canadá procura maneira de pôr fim a um contrato de venda de armas ao reino saudita. Mais recentemente a detenção da diretora financeira da Huawei Meng Wanzhou criou tensão entre a China e novamente o Canadá. Dois canadianos foram detidos no país asiático em retaliação à prisão de Meng.

O mundo é feito de informação, por isso esperamos que nos acompanhe nos próximos 365 dias de 2019, e continue bem informado com a imparcialidade que é característica da equipa do Correio da Manhã Canadá. Boas Festas e Até 2019!!!