ATAQUE ALÉM FRONTEIRAS

Correio da Manhã Canadá

Um grupo anarquista grego assumiu ser responsável por um ataque à embaixada canadiana naquele país europeu no domingo de manhã. O grupo conhecido por “Rouvikonas”, declarou num comunicado online que o ataque foi motivado pela oposição da embaixada aos planos mineiros da Eldorado Gold Corporation na Grécia. Um vídeo do ataque foi publicado juntamente com o comunicado e mostra cerca de uma dúzia de assaltantes com capacetes e roupas pretas, a partir janelas e a espalhar tinta nas paredes do edifício que alberga a embaixada.

Segundo o grupo, os projetos de exploração da Eldorado Gold na Grécia ameaçam as florestas e o abastecimento de água. A empresa sediada em Vancouver tem enfrentado uma oposição significativa dos residentes locais em relação aos planos de desenvolvimento da empresa naquele país europeu. Os dirigentes políticos do Canadá não comentaram esta onda de violência contra a embaixada em solo grego.

Para além deste ataque à embaixada canadiana, algo estranho está a acontecer na medicina da América do Norte. Depois de terem sido denunciados vários casos de uma doença misteriosa em crianças pelo Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos, agora os médicos de Toronto dizem que estão a ver casos semelhantes a aparecerem no Canadá. Os sintomas da doença são semelhantes à poliomielite e tem aumentado em pacientes que já tinham uma doença viral anterior.

Os médicos não sabem as causas, nem o porquê de atingir na sua maior parte, crianças, com idade inferior a 15 anos. Os sintomas gerais da doença são paralisia de um ou mais membros, paralisia facial e das pálpebras, dificuldade de movimentação e de engolir. Os médicos urgem, se uma criança tiver fraqueza muscular, procurar ajuda médica imediatamente.

Para terminar, o Correio da Manhã Canadá não podia deixar de dar as mais sinceras condolências à família, amigos e a todos que de uma maneira ou de outra privaram com o jornalista Fernando Cruz Gomes, que faleceu na passada sexta-feira aos 79 anos, em Toronto. Natural da Pampilhosa da Serra, Cruz Gomes foi reconhecido em 2014 com a Ordem do Infante D. Henrique.

Emigrou para o Canadá em 1975, depois de cerca de 25 anos em Angola. Após a sua chegada ao Canadá, fundou alguns jornais, colaborando também com alguns canais de televisão locais. Nos últimos anos de vida, Fernando Cruz Gomes era o diretor do jornal semanal ABC, editor e repórter na CIRV Rádio e na FPTV.