ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DO TRANSPORTE AÉREO OPÕE-SE A TAXA SOBRE CHEGADAS EM LISBOA

LusaLisboa, 09 dez (Lusa) — A Associação Internacional do Transporte Aéreo (IATA, sigla inglesa) mostrou “oposição absoluta” à cobrança de um euro pelas chegadas a Lisboa, medida prevista na Taxa Municipal Turística, que a Câmara pretende criar em 2015.

A Taxa Municipal Turística, prevista no orçamento da Câmara de Lisboa para o próximo ano, esteve em discussão pública entre 20 de dezembro e 03 de dezembro e vai ser discutida na reunião do executivo municipal de quarta-feira.

Durante esse período, várias associações do setor pronunciaram-se sobre a taxa de um euro por passageiro que desembarque no aeroporto de Lisboa. A International Air Transport Association (IATA) foi uma dessas entidades, mostrando “oposição absoluta à proposta da taxa de chegada, na medida em que aumentará os custos totais das viagens [aéreas] com impacto significativo na procura e consequentemente nas indústrias de turismo e aviação do país”, consta de um relatório dessa consulta pública, ao qual a agência Lusa teve acesso.