AS ESTATÍSTICAS DE VIOLÊNCIA FAMILIAR NO CANADÁ IMPRESSIONAM

violenceMais de 200 pessoas são reportadas como vítimas de violência familiar todos os dias no Canadá, de acordo com um novo relatório do oficial de saúde pública.

A violência familiar foi o foco do relatório “Estado da Saúde Pública do Canadá “, que foi publicado na sexta-feira.

Em comunicado, o Chief Public Health Officer do Canadá, Gregory Taylor, apontou que as estatísticas do relatório de 2016 eram impressionantes e vincou que a violência familiar é um “sério problema de saúde pública”, que precisa de ser abordado.

De acordo com o relatório, os dados mostraram que 230 canadianos são vítimas de violência familiar a cada dia. Também constatou que a violência familiar era mais suscetível de afetar os canadianos que “são mais vulneráveis, marginalizados ou enfrentam as desigualdades”.

Destaques do relatório:
• 57.835 meninas e mulheres foram vítimas de violência familiar em 2014, respondendo por sete de cada 10 casos notificados
• A cada quatro dias, uma mulher é morta por um membro da família no Canadá
• De 2004 a 2014, metade das crianças vítimas de homicídio relacionadas com a família tinham menos de 4 anos de idade
• Nove milhões de canadianos têm relatado que sofreram o abuso antes dos 15 anos de idade
• 760.000 canadianos relataram ter vivido um conflito conjugal pouco saudável, abuso ou violência nos últimos cinco anos
• Em 2014, as pessoas indígenas foram assassinadas a uma taxa seis vezes maior do que os canadianos não-indígenas

“Os impactos na saúde devido a violência familiar vão muito além de lesões físicas e incluem má saúde mental, sofrimento psicológico e emocional, suicídio e aumento do risco de doenças crónicas e condições, tais como cancro, doenças cardíacas e diabetes”, escreveu Taylor.

Taylor refere que a violência familiar no Canadá é pouco denunciada “por uma variedade de razões”, incluindo que algumas vítimas têm demasiado medo ou vergonha de falar sobre a sua experiência.

Fonte: CTV News