APENAS 14 POR CENTO DOS RESIDENTES DO ONTÁRIO APROVAM O TRABALHO QUE WYNNE ESTÁ A FAZER

wynneA taxa de popularidade da primeira-ministra Kathleen Wynne atingiu um novo mínimo, de acordo com uma sondagem feita pela Forum Research.

Conduzida junto de 1.124 residentes do Ontário, a sondagem aponta que apenas 14 por cento dos entrevistados aprovam o trabalho que Wynne está a fazer como primeira-ministra, enquanto que 77 por cento desaprovam e 9 por cento não têm opinião.

O índice de aprovação/popularidade de Wynne está abaixo dos 16 por cento registados em setembro e é agora o mais baixo relativamente a qualquer índice de aprovação que a Forum Research tenha realizado para um primeiro-ministro no poder.

Os outros líderes no Queen’s Park, contudo, também não se saíram muito melhor.

A sondagem concluiu que 27 por cento dos entrevistados aprovam o trabalho que o líder do partido Conservador Patrick Brown está a realizar como líder da oposição oficial, enquanto que 24 por cento desaprovam e 49 por cento não têm opinião.

Enquanto isso, a líder do NDP Andrea Horwath teve uma classificação de 36 por cento de aprovação, embora 24 por cento disseram que desaprovam o trabalho que ela está a fazer. Uma percentagem adicional de 39 por cento disseram que não tinham opinião.

Cerca de 4 em cada 10 Ontarianos votariam nos Tories
A sondagem da Forum Research também descobriu que se uma eleição fosse realizada hoje 43 por cento dos residentes do Ontário votaria no partido Conservador, enquanto que 24 por cento votariam NDP e 23 por cento votariam Liberal.

Projetando esses números no total de assentos parlamentares, isso significaria que os Tories formariam um governo de maioria com 72, enquanto que o NDP se assumiria como a oposição oficial com 24. Os Liberais seriam relegados ao estatuto de terceira força com apenas 11 assentos.

Note-se, porém, que muito poderia mudar entre hoje e o dia de eleição.

Em verdade, a sondagem indica que uma pluralidade dos inquiridos (49 por cento) não espera que Wynne seja o líder Liberal nessa altura. Cerca de 27 por cento dos entrevistados disseram que não veem Wynne liderar os Liberais para a próxima eleição.

Os partidários conservadores foram mais propensos a dizer que Wynne não iria permanecer como líder Liberal em 2018 (53 por cento), embora um número significativo de apoiantes do NDP (51 por cento) e apoiantes Liberais (42 por cento) também estejam de acordo com essa possibilidade.

A sondagem tem uma margem de erro de três pontos percentuais.

Fonte: CP24