À PROCURA DA REELEIÇÃO

Correio da Manhã Canadá

Justin Trudeau anunciou formalmente que se vai recandidatar à eleição federal no Canadá que se vai realizar no próximo ano. Em junho de 2019 vai se poder escolher um novo líder para o país. O grande adversário de Trudeau nestas eleições é Andrew Scheer, líder do Partido Conservador.

Apesar de reunir consenso internacional, dentro do seu país não é bem assim. O líder do Partido Liberal está longe da popularidade que o elegeu, e arrisca-se a perdeu a eleição.
Com o lema “ Hope and Hard Work”, ou “Esperança e Trabalho Duro”, esperança pode ser mesmo a última coisa que pode eleger o atual primeiro-ministro. Trudeau durante o anúncio da sua recandidatura perante uma multidão, referiu que se pretende focar em “políticas positivas.” Enfatizou também a reconciliação com a população indígena, e continuar a trabalhar
para reduzir a diferença entre ricos e pobres. Mas o foco destas chamadas políticas sociais advém um perigo. O facto de o país estar a passar por uma recessão, e as recentes barreiras comerciais com os Estados Unidos da América pode ter impactos com empregos principalmente em áreas do sudoeste de Ontário, pois não são consideradas as medidas mais corretas para todos no Canadá.

Em Portugal, quem procura também a reeleição é Bruno de Carvalho. Depois de uma tentativa de tomar o poder da presidência do Sporting na semana passada, o ex-presidente do clube leonino continua a interferir no balneário com o envio de mensagens escritas aos jogadores assinadas com: “o vosso Presidente.”. Também no clube de Alvalade, o orgão que gere os destinos do Sporting, liderado por Artur Torres Pereira, afirmou na segunda-feira que vai avançar com um processo crime contra Bruno de Carvalho junto do Ministério Público de Portugal. Esta ação surge na sequência de um pedido do ex-presidente junto dos bancos no sentido de estes bloquearem as contas do clube. Além do processo-crime, por fraude e
usurpação de funções, a Comissão de Gestão vai ainda participar os factos à Comissão de Fiscalização do clube, do que poderá resultar numa nova ação disciplinar contra o ex-presidente. Esperamos pelos últimos episódios da novela Bruno de Carvalho, pois esta situação já se vem a arrastar há tempo de mais, e a retirar a atenção do que é realmente interessante, o futebol.