À CONQUISTA DO MUNDIAL

Correio da Manhã Canadá

Antes do final da semana o primeiro teste no Mundial empunha-se à seleção portuguesa. Portugal empatou o jogo a três bolas. Numa partida que foi marcada por uma exibição de sonho de CR7, que conseguiu arrancar um ponto para a Seleção Nacional, quando “nuestros hermanos”, pensavam que já tinham ganho o jogo.

Se o início começou de feição à equipa das quinas, com a marcação de um penalti após a falta de um jogador espanhol sobre o capitão luso, o empate por parte da Espanha não tardou. Mas a fechar a primeira parte CR7 colocou Portugal novamente à frente do marcador. O intervalo foi curto, e a segunda parte ficou marcada pela reviravolta no marcador. Com dois golos de Cristiano, o salvador da pátria marcou o golo do empate nos minutos finais. Um golo com sabor a vitória para todos os portugueses. Pelos pés do jogador passaram todos os golos da seleção portuguesa. Muitas vezes injustiçado pelos portugueses, Ronaldo merece o respeito da nação, pelo empenho, pelo patriotismo, e por nunca desistir do sonho, esse que comanda a vida.

Já dizia o ditado, “de Espanha não vem bom vento nem bom casamento”, mas desta vez a soberba dos espanhóis ficou em campo. Com este empate o Irão lidera o grupo B com três pontos. Portugal e Espanha têm um ponto, e Marrocos está sem pontos. O próximo jogo da Seleção Nacional é na quarta-feira, dia 20 de junho, em Moscovo, com Marrocos. Se o empate para os portugueses teve um sabor a vitória, para a seleção Brasileira teve um sabor amargo. Na sua estreia contra a Suiça, a seleção canarinho empatou a uma bola. Apesar de ser um empate frustrante, com várias protestos por parte da equipa brasileira, não é desesperador. O Brasil precisa agora de vencer às restantes equipas do grupo E, para terminar em primeiro.

E ainda sobre mundiais, o de 2026 vai passar por terras canadianas. O Canadá, em conjunto com o México e os Estados Unidos da América vão receber o Mundial de futebol, decidido pelo Congresso da FIFA, reunido em Moscovo na quarta-feira dia 13 de junho.

A candidatura em conjunto, a primeira com três países, recebeu 134 votos, contra os 65 de Marrocos. Este será o quarto mundial organizado por países da CONCACAF (América do Norte, Central e Caraíbas). Esta vitória acontece num momento de grande tensão política entre os três países.