1 EM CADA 3 CANADIANOS SOFRE DE DORES CRÓNICAS HÁ MAIS DE 3 MESES

Foto: Dahlia Pramana
Foto: Dahlia Pramana

Um em cada três canadianos experiencia atualmente dores que duram há mais de três meses. De acordo com uma pesquisa do instituto Angus Reid, feito em parceria com a PainBC, são milhares os canadianos que sofrem com dores crónicas, que interferem diretamente nas suas vidas. O estudo sugere que a falta de acesso aos tratamentos agrava o problema.

Os números contam uma história sombria sobre a vida de milhões de canadianos. Um em cada três diz sofrer com dores crónicas há mais de três meses. São 34% os que se queixam de dores contínuas.

Desse universo, 83% diz prescindir de atividades comuns no dia-a-dia, devido às dores. 57% apresenta inclusivamente sintomas de ansiedade e de depressão.

Dois terços do que sofrem com dores crónicas dizem que a ausência de tratamento agrava o problema. 64% dos doentes afirma que a falta de dinheiro compromete a respetiva cura e a qualidade de vida.

O acesso aos tratamentos é fundamental para combater o problema, reforça a PainBC. De destacar, o uso de medicamentos opióides e não opióides, a fisioterapia e o aconselhamento psicológico.